Post Type

A igreja primitiva é o grande modelo para a igreja contemporânea.

Aquela igreja foi edificada por Jesus Cristo em meio à grande oposição do diabo e de todos os seguimentos da sociedade daquela época. Israel e as demais nações viviam sob o domínio dos imperadores romanos, que eram cruéis e déspotas e se opuseram de forma radical à mensagem do nosso Redentor.

No texto que se encontra em Atos 1:1-11, podemos observar que a igreja primitiva teve o seu glorioso início, após a ressurreição de Jesus. O Senhor veio a este mundo pecaminoso para, voluntariamente, sofrer em lugar do pecador e pagar o preço da salvação de todo aquele nele haveria de crer, João 3:16. Portanto, a igreja nasceu fundamentada na ressurreição de Jesus.

Com provas incontestáveis

Jesus ressuscitou e passou quarenta dias com os seus discípulos, Atos 1:1-3, e estes mudaram drasticamente de vida. Após uma série de encontros com o Cristo ressuscitado, os discípulos tiveram muitas perguntas respondidas e tiveram a certeza absoluta da sua ressurreição.

Ao ler a Bíblia, podemos também ter experiências com o Cristo ressurreto. Devemos acreditar de todo o nosso coração na ressurreição de nosso Salvador e tomar posse das suas bênçãos.

Com comunhão indubitável

Os discípulos foram testemunhas oculares de tudo o que aconteceu a Jesus Cristo. Em Atos 1:4-5, podemos ler que Jesus interagiu com os seus discípulos, inclusive fazendo refeições com eles. O Senhor demonstrou todo o seu interesse em ter íntima comunhão com o seu povo.

Precisamos buscar a presença do Senhor em nossas vidas, para usufruirmos da comunhão satisfatória que podemos ter com Ele, considerando que o Espírito Santo habita em nós.

Com ensinamentos essenciais

Durante os anos do ministério de Jesus na terra, os discípulos continuamente inquiriram sobre o Reino de Deus. Quando viria? Que papel teriam neste Reino? Porém, após a sua ressurreição puderam entender que o Reino do qual Jesus falou era em primeiro lugar espiritual, Atos 1:6-8.

Necessitamos meditar na Palavra de Deus e aprender com os seus ricos ensinamentos. Aproveitemos a oportunidade que temos para vivenciarmos todos as instruções de Jesus.

Com ascensão visível

Foi muito importante para os discípulos verem a ascensão de Jesus ao céu, Atos 1:9-11. Dessa forma acreditaram, sem dúvida, que Ele é Deus e o seu lar é o céu. Após passar quarenta dias com os seus discípulos, Jesus subiu e retornou ao seu lugar numa cena única e maravilhosa.

Devemos ter plena convicção da ressurreição e ascensão de Jesus, o nosso Salvador. Esta certeza nos conduz a uma vida de grandes bênçãos e conquistas, pois o nosso Redentor vive.

Os versículos 1-11 de Atos são a ponte entre os acontecimentos registrados nos Evangelhos e os que marcaram o início da igreja. Somos a igreja fundamentada na ressurreição de Jesus.

Pr. Advanir Alves Ferreira