Post Type

O casamento é uma brilhante ideia de Deus e uma excelente dádiva ao ser humano.

Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, Gênesis 1:16-27 e instituiu o casamento objetivando a felicidade do casal, Gênesis 2:18-24. Na aliança matrimonial não deve existir competição, mas complementação. O casamento é a mais intima das relações humanas.

No texto que se encontra em Eclesiastes 4:9-12, podemos perceber o valor do casamento. Salomão deixa, de forma implícita, uma linda mensagem aos casais. O marido e a mulher podem usufruir de grandes benefícios se souberem viver altruisticamente o relacionamento conjugal, priorizando sempre a felicidade do cônjuge amado numa parceria bem-sucedida.

Marido e mulher são mais felizes

Em Eclesiastes 4:9a lemos a seguinte frase: “Melhor é serem dois do que um…”. O casamento oferece ao homem e à mulher certos privilégios que a vida de solteiro não consegue dar.

Portanto, se o casal souber viver sabiamente a relação conjugal poderá alcançar grandes benefícios para ambos. Devemos priorizar a felicidade do parceiro para sermos felizes.

Marido e mulher são mais recompensados

O casamento é uma adição de esforços e uma somatória de resultados quando os dois trabalham na mesma direção, Eclesiastes 4:9b“… porque tem melhor paga do seu trabalho”.

Podemos ter a convicção de que na boa parceria do casamento a nossa recompensa é mais robusta e as nossas conquistas são maiores. Vamos buscar as recompensas de Deus para nós.

Marido e mulher são mais ajudados

Na vida enfrentamos perigos e obstáculos. Sendo o marido e a mulher bons parceiros um ajudará o outro: “Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro…”, Eclesiastes 4:10.

Necessitamos no casamento procurar encorajar, restaurar e abençoar ao que fraquejou. Não esmague a cana quebrada nem apague o morrão que fumega. Perdoa e ajude com compaixão.

Marido e mulher são mais aquecidos

Marido e mulher têm o privilégio de dormir juntos e se aquecerem nas noites frias da jornada da vida. Eclesiastes 4:11 nos diz: “Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão…”.

Precisamos valorizar a possibilidade de desfrutar a intimidade do leito, onde os dois se tornam uma só carne e se completam. A comunhão conjugal é aquecida por sentimentos deliciosos.

Marido e mulher são mais fortes

Eclesiastes 4:12 nos fala o seguinte: “E se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão…”. Há inimigos que nos espreitam, mas no casamento tornamo-nos mais resistentes.

Devemos viver um relacionamento conjugal satisfatório, com a graça abençoadora do Senhor, para resistirmos e prevalecermos a todo ataque e investida do inimigo contra a nossa família.

Sejamos mais felizes, recompensados, ajudados, aquecidos e fortes com uma parceria conjugal bem-sucedida. “…o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”, Eclesiastes 4:12b.

                                                                                                                            Pr. Advanir Alves Ferreira