Post Type

O nosso Deus tem lindos propósitos para com o seu povo. Ele é fiel e cumpre todas as suas promessas. O tempo passa, porém a fidelidade do Senhor não sofre qualquer alteração no decorrer dos anos. Podemos e devemos confiar de todo o nosso coração em Deus, pois Ele jamais nos decepcionará. A sua graça para conosco é superabundante e providencial.

No texto que se encontra em Josué 14:5-14, podemos perceber a grande fidelidade de Deus explicitada aos seus servos fiéis. Quarenta e cinco anos haviam passado, desde a saída do povo hebreu do Egito. A nação de Israel ficara quarenta anos no deserto e mais cinco anos lutando para conquistar a Terra Prometida. Depois desse tempo, continuava com a bênção de Deus.

Continuava firme na Terra Prometida

A terra foi dividida entre as tribos exatamente como Deus havia instruído a Moisés. O povo de Israel tomara posse da terra Prometida, v.5, e continuava firme no propósito de seu Deus.

Devemos ser obedientes e continuar servindo ao Senhor com perseverança e firmeza, sem vacilar e voltar atrás, após quarenta e cinco anos completados pela nossa querida IPRB.

Continuava crendo nas promessas do Senhor

Calebe e Josué eram os únicos que ainda viviam de todos os homens de vinte anos para cima que saíram do Egito. Eles continuavam crendo nas promessas que Deus lhes fizera, vs.6-9.

Necessitamos continuar crendo em cada promessa quer Deus nos fez, desde o início da nossa Igreja. O Senhor nos concederá todas as bênçãos que prometera, pois Ele é fiel para tanto.

Continuava acreditando no seu potencial

Com oitenta e cinco anos de idade, Calebe continuava muito animado, vs.10-11, pois a sua fé permanecia inabalável e confiava no vigor que o Senhor lhe concedera e na ajuda divina.

Precisamos acreditar sempre na força, vigor, capacidade e unção que Deus nos concede.  Não percamos o ânimo para continuar batalhando na Seara do Senhor e em nosso trabalho secular.

Continuava motivado para conquistar

Embora ainda habitada por gigantes, Calebe pede Hebrom como sua herança, vs.12. Poderia ter reivindicado uma terra já conquistada, porém demonstra estar ainda motivado para a luta.

Devemos continuar com a mesma motivação que tínhamos anos atrás para obter grandes conquistas. Olhemos para frente com forte esperança de alcançar cada um de nossos sonhos.

Continuava abençoado pelo Senhor

O mesmo Deus que havia libertado o povo hebreu do Egito e suprido as suas necessidades no deserto, haveria de continuar abençoando o seu povo na conquista da Palestina, vs.13-14.

Podemos confiar nas grandes bênçãos que o Senhor nos concede, por meio de seus ungidos. Continuemos a acreditar no socorro e ajuda de nosso Deus, em razão de seu imenso poder.

A Renovada completa quarenta e cinco anos de grandes conquistas. O nosso Deus esteve até aqui conosco e nos ajudou. Continuemos confiando nele e seremos muito mais abençoados.

Pr. Advanir Alves Ferreira