Post Type

O mundo está enfrentando uma grande pandemia. A partir do final do ano passado, um novo coronavírus surgiu na China e foi disseminado pelo mundo afora. Quase todas as nações foram afetadas por esse vírus. Alguns países, como o Brasil têm sentido os efeitos desse contágio de uma maneira muito preocupante, em razão do alto número de pessoas que foram infectadas.

Nos capítulos 7 a 12 do livro de Êxodo, podemos observar o Egito enfrentando uma série de dez pragas enviadas por Deus contra aquele povo, em razão de todos os seus pecados. Os Hebreus também viviam naquele país. Porém, Deus, com mão forte, os tirou para fora do Egito e os conduziu ao deserto, onde passaram a viver uma nova realidade, Êxodo 16 a 20.

Exigirá uma nova adaptação à realidade e um novo aprendizado

Quando o povo hebreu saiu do Egito, passou a vivenciar uma realidade totalmente diferente daquela que tinha experimentado até então. Os hebreus precisaram de um novo aprendizado.

Após o término dessa pandemia que estamos enfrentando, necessitaremos de nos adaptar à realidade social e econômica que teremos pela frente, aprendendo a superar os problemas.

Exigirá um novo ajuste profissional e uma nova criatividade

No deserto, onde o povo hebreu viveu por quarenta anos, teve necessariamente de ter  ajustes na maneira de obter o seu sustento diário, obedecendo às orientações de Deus.

Depois de uma crise sanitária tão forte, à qual tem afetado a economia das nações, teremos que nos reinventar e, com muita criatividade, buscar a solução para os problemas financeiros.

Exigirá uma nova comunicação e um novo equilíbrio emocional

No Egito, o povo hebreu sofria a perseguição dos egípcios, porém, tinha o seu sustento pessoal.  No deserto, aquele povo precisou equilibrar as suas emoções diante dos desafios.

No mundo pós-pandemia, precisaremos melhorar a nossa comunicação, para superar os novos desafios, com equilíbrio emocional, pois o medo da doença e a crise financeira serão fortes.

Exigirá uma nova relação conjugal e um novo relacionamento coletivo

Na nova terra, os israelitas tiveram que assumir um relacionamento conjugal, de acordo com as orientações divinas e um relacionamento com os seus irmãos numa nova realidade social.

Daqui algum tempo, os casais terão que adaptar-se às dificuldades econômicas causadas pela crise. Necessitaremos também de pensar como nos relacionaremos com o nosso próximo.

Exigirá um novo cuidado pessoal e uma nova religiosidade

No deserto, Deus formou a nação de Israel e outorgou-lhe  diversas leis que requeriam um novo posicionamento religioso e um adequado cuidado com a saúde e a moral de cada um.

Quando este momento de crise passar, teremos que nos preocupar mais com a nossa saúde e com os cuidados pessoais e, sobretudo, com uma vida espiritual e religiosa agradável a Deus.

Tudo na vida passa. Essa crise vai terminar e poderemos experimentar uma nova fase em nossa vida. Vamos superar essa crise e nos preparar para o mundo pós-pandemia com fé.

Pr. Advanir Alves Ferreira